Decoração

A luz cênica é um complemento à decoração do evento. Ela proporciona ainda mais requinte ao ambiente, valorizando espaços como lounges, mesa de doces, pista de dança, etc. É incrível como um foco de luz pode ser capaz de diferenciar e valorizar ainda mais a ambientação.

Muitas vezes deixada para segundo plano, pelos noivos, a iluminação para casamentos preenche todos os requisitos para ser um dos mais importantes itens ao planejar um evento.

A iluminação cênica é um elemento para a ambientação da festa, pois ela é responsável por transformar o ambiente, podendo colocar em destaque e valorizar (ou ofuscar) todos os aspectos da festa e cerimônia que foram minuciosamente planejados, deixando tudo muito mais bonito. Além disso, o clima da festa fica mais aconchegante quando está bem iluminado.

Existe uma luz adequada para cada proposta de evento. Além do luxo e requinte que a iluminação pode trazer, ela também traz um ar mais majestoso ao ambiente, com foco de luzes brancos e âmbar (bastante utilizados em decorações de casamento), ou até mesmo criar um espaço mais sofisticado, com focos que programam a mudança de cor, proporcionando ao convidado se sentir a cada minuto num local diferente. Quando a iluminação é bem projetada e a cor é bem escolhida o ambiente fica harmônico, transformando em um verdadeiro cenário de acordo com a sensação que os noivos querem passar aos seus convidados.

Alguns pontos para ressaltar a importância da iluminação em um evento:

 

Interfere na qualidade das fotos

A escolha da iluminação de um casamento interfere diretamente na qualidade do material fotográfico, tanto da festa quanto da cerimônia — que pedem aliás, luminosidades completamente diferentes.

Luzes coloridas, por exemplo, deixam a recepção vibrante, mas durante a cerimônia podem refletir e manchar a pele dos noivos e convidados na fotografia.

A luz das velas, por exemplo, potencializa a beleza da flores e pode parecer super-romântico, mas costuma deixar o ambiente extremamente escuro.

 

Ajuda a realçar os ambientes

Seja em um casamento ao ar livre ou um espaço fechado, iluminações bem planejadas podem e devem ajudar a realçar a beleza da festa. A iluminação de fachada, por exemplo, precisa valorizar a arquitetura do local. Já a de pista ajuda a alegrar a festa e animar os convidados.

Um design de luzes totalmente diferente deve ser utilizado nas mesas. Como esse é o espaço onde os convidados passam a maior parte do tempo, a luz precisa ser suave e aconchegante, facilitando a conversação e passando uma sensação de bem-estar.

 

Complementa e destaca a decoração

Uma iluminação eficaz não só ajuda a realçar a decoração escolhida como também pode complementá-la. Árvores com luzes de led, cortinas de luz, iluminação focada para mesa de bolo e mobiliário iluminado são alguns dos muitos recursos disponíveis para quem quer garantir um toque extra de charme e sofisticação ao seu evento.

 

É sempre importante consultar um bom profissional de iluminação para entender os tipos de iluminação que podem ser utilizados no seu evento, para deixá-lo mais aconchegante, elegante e bonito, sempre condizente com a decoração e estilo do casal.