Horários, temas e tipos de casamentos

 

Hoje vamos falar um pouco sobre a escolha do horário, temas e tipos de casamentos!

O que é mais legal em um casamento é ele ter a personalidade e estilo do casal. É importante que ele tenha essa combinação o que cabe no bolso e o seu estilo.

Existem três tipos básicos de casamentos:

1. Superformal: é uma cerimônia grande, e deve ser celebrado em uma igreja imensa e que comporte muitas pessoas. Nesse caso, a noiva ode abusar do comprimento do véu, e o noivo pode usar um fraque. Caso seja feito após as 21 horas, o noivo pode usar uma casaca. Os padrinhos acompanham o trajes dos noivos. Esse tipo de casamento pede uma grande festa para um mínimo de 300 pessoas, com direito a refeição completa e drinques.

2. Tradicional: é o casamento a que estamos mais acostumados. O número de convidados pode variar de 50 a 300. O vestido da noiva é longo e tradicional, e o noivo pode estar de fraque ou em um terno elegante escuro. Na festa, costuma-se servir uma refeição completa ou canapés com um prato quente. Esse casamento é uma opção elegante, mas simples e prática.

3. Informal: é realizado de manhã ou à noite. Ele é bem descontraído, e as regras são maleáveis. A noiva pode escolher um vestido longo, no tornozelo ou até um tailleur curto. Pode usar véu ou não. Já o noivo fica bem um terno alinhado. Na festa, pode-se servir refeição completa ou canapés, dependendo do horário ou ainda um bufê de frios e champanhe.

 

O horário

O horário do casamento também influi em seu estilo. É necessário defini-lo inclusive para reservar o horário da igreja, salão, e o tipo de festa.

Pela manhã é o melhor horário para as noivas, pois evita a ansiedade e a festa pode durar o dia todo. Essa é uma excelente opção pra quem é mais romântico. Os locais mais indicados são ao ar livre, como chácaras, fazendas, clubes, buffets, dentre outros. Os casamentos ao ar livre devem receber uma cobertura dependendo do horário, caso o sol esteja muito forte e também pra estar preparado pra uma possível chuva, dependendo da época do ano.

Um bom período é a tarde, porém não pode ser efetuado durante a semana, no caso de casamento ao ar livre é importante que haja uma tenda. Procure verificar o tempo para esses casamentos. No pôr-do-sol, a praia pode ser uma ótima escolha. Nesse caso os trajes devem ser mais soltos, leves e discretos.

Se o casal deseja usar trajes mais formais, então o ideal é optar pelo horário após as 20 horas, nesse caso não há tantas restrições, a igreja é o mais adequado, ou ambientes fechados devido ao friozinho da noite. A decoração é mais marcante e o brilho realmente toma conta.

 

Temas do casamento

Uma novidade é escolher um tema para os casamentos, que personaliza essa data especial.

Os 5 temas mais escolhido pelos noivos brasileiros são:

1. Decoração provençal: é muito romântica, e combina com cores suaves. Utilize móveis em tons brancos e patina, as gaiolas também podem complementar a decoração.

2. Clássico: elegante, combina com festas noturnas, onde o uso de brilhos é liberado. Nesse caso, os arranjos em vasos altos e redondos combinam muito bem, além de arranjos com donzelas de velas, candelabros de cristais e mesas espelhadas ou de madeira estilo inglesa. Qualquer cor pode ser usada em uma decoração clássica.

3. Contemporâneo: A decoração contemporânea baseia-se na simplicidade, no clean e moderno.  Materiais como a madeira, vidro, espelhado e couro são bem-vindos, desde que usados com parcimônia e com peças de traços retos, sem muitos detalhes.

4. Rústico: O rústico chiquê traz aquele ar romântico de casamentos no campo, com o uso, por exemplo, de sousplat de rattan, guardanapos de linho cru e fitas de juta, mas que misturados com elementos como prata, velas e castiçais de vidro ou cristal se tornam decorações rústicas com um toque muito chiquê.

5. Mini Wedding: costumam ser realizados em restaurantes ou na própria casa dos noivos, o que facilita para a decoração ter muitos toques faça você mesmo – ou pelo menos com cara de feita pelos noivos. Com detalhes românticos e que contem a história do casal, como o uso dos livros prediletos na decoração, de porta retratos e até varal de fotos os mini wedding são charmosos e feitos apenas para a família e amigos próximos, o que torna a festa mais intimista.

 

Pesquise muito antes de decidir não escolha o tipo, horário e tema da moda pela falta de opção ou apenas para surpreender as pessoas que pretende convidar. A escolha do tema do seu casamento deve ser original e de acordo com a personalidade do casal, assim quando seus convidados chegarem em seu casamento vão ver o estilo em todos os detalhes.

Abaixo algumas fotos para inspiração.

 

 

 

 

 

  • Foto Ugo Camera
  • Casamento Diurno (13)
  • casamento-tradicional-colher-de-cha-noivas-4
  • 12241238_959609127452147_1619077649818380874_n
  • C  + F_FLM-676
  • dg9-201

Tags: